Saturday, November 7, 2009

Os novos assessores de Sócrates




Os assessores de José Sócrates já foram definidos várias vezes como uma poderosa e eficaz máquina de propaganda, ao ponto de alguns partidos dizerem que o PS não governa, faz publicidade.

Espantosamente, aqueles que mais criticaram o Primeiro ministro constituem agora uma nova parelha de assessores que quer pegar no pálio da propaganda, com um bispo incluído.

Há temas que vão e voltam à agenda política sem que se perceba muito bem ou justifique tamanha insistência que contrasta com a ausência de outros temas como a regionalização, o apoio à maternidade num país em perda de população ou estímulos contra a desertificação deste rectângulo.

Um desses temas é o do casamento dos homossexuais que apenas tem servido para distrair os portugueses dos seus mais aflitivos problemas. Sempre que aparece nos jornais e nas aberturas de telejornais, o nosso primeiro-ministro esfrega as mãos de contente.

Para desgraça nossa e contentamento de José Sócrates, veio agora um senhor deputado do CDS-PP pedir que haja um referendo sobre casamentos homossexuais.

Aquele senhor deputado devia perceber, para além do que antes se disse, que não faz qualquer sentido estar agora a promover um referendo e já se verificou que o referendo é um modelo de decisão política habitualmente pouco participado pelos portugueses.

Para além de não ser original, a proposta daquele deputado democrata cristão, pois vem a reboque do Bispo do Porto, o casamento dos homossexuais constou nos programas de diversos partidos na última campanha eleitoral.

Com o mesmo objectivo de distracção dos portugueses, o bispo do Porto já tinha defendido um referendo e um grande debate nacional, sem pressas.

Como se esta diversão ainda fosse pouca para distrair os portugueses, surge agora a Associação Ateísta Portuguesa a aplaudir a decisão europeia contra a exibição de crucifixos nas salas de aula porque esta viola a liberdade religiosa dos alunos.

São abusos que, para a Europa, restringem os direitos paternos de educarem os seus filhos "em conformidade com as suas convicções". Ora, aí está mais outra caldeirada de bispos e ateus, de democratas cristãos e republicanos laicos para distrair os portugueses.

Quanto ao Governo, podemos ter fé que deve estar a divertir-se. Estes novos assessores — da causa homossexual e da liberdade — estão a prestar-lhe excelentes serviços.

Só falta aparecer um grupelho a divertir-nos com o iberismo e temos a tríade do salazarismo — deus, pátria e família — virada do avesso.

No comments: