Friday, July 10, 2009

É meio caminho andado para sermos úteis a alguém

Estava no chão, rejeitado por quem não se deu à maçada de ler o folheto, apesar de graficamente apelativo, para dar uma espreitada e conhecer o conteúdo, mas não falava do Cristiano Ronaldo ou do Michael Jackson ou de alguma diva das telenovelas.

Tantas vezes escrevemos ou dizemos mal dos CTT — Correios de Portugal, que quando recebemos um panfleto destes não perdemos tempo a ler e deitamos fora para fazer mais lixo mesmo que seja um panfleto a convidar-nos para uma darmos um pequenino contributo para uma sociedade mais limpa de miséria e pobreza.

Ora, e precisamente este o caso. Os Correios de Portugal, através das suas lojas em Braga — Maximinos, Avenida, S. Victor e Santa Tecla — estão a colaborar com a Fundação Bomfim, numa iniciativa da Igreja Evangélica Baptista em Braga de luta contra a pobreza e a exclusão social.

Trata-se de uma instituição com provas dadas à sociedade bracarense, merecedoras de atenção, quanto mais não seja para que sintamos alguma utilidade da nossa vida e dos nossos bens em favor de quem promove o desenvolvimento pessoal, social, espiritual e artístico de pessoas de todas as idades.

Com valências de apoio a 200 crianças, a mais de cem idosos carenciados, a Fundação Bomfim desenvolve o ensino de música e o projecto Cesta (de cooperação com Angola), e conta com este abraço dos Correios que disponibilizam as suas instalações em Braga para promover a recolha gratuita e fácil de donativos até ao dia 19 de Julho. A Campanha começa no dia 6 de Julho e entre os bens de primeira necessidade, a Fundação Bomfim dá relevo aos alimentos secos e conserva, aos produtos de higiene pessoal e material escolar e papelaria.

A roupa interior para crianças e adultos, material lúdico (CD's ou DVD's de música popular ou filmes infanto-juvenis ou didácticos também podem ser entregues na seda da Fundação, na Rua da Boavista. Os contactos podem ser feitos através de info@bomfim.org.


Se querem mais informações sobre esta instituição de solidariedade social, podem consultar o sítio da internet www.bomfim.org mas isto já chega para mostrar como uma ideia simples pode ter efeitos fantásticos na vida das pessoas, a começar naquelas pessoas que dão de si e dos seus bens — afinal, chegam ao fim do dia e sempre poderão afirmar para os seus botões: "sirvo para alguma coisa, sou útil a alguém".

Mas o que faz bem a quem dá, é muito mais valioso e enternecedor para quem recebe.

Os Correios de Portugal não servem apenas para nos trazer as cartas com as facturas que temos de pagar todos os meses, mas servem para fazer a ligação entre os cidadãos que querem ajudar e as instituições no terreno a lidar com as situações de pobreza, de carência e de miséria humana e espiritual existentes em Portugal.

Trata-se de um projecto da empresa iniciado em Dezembro e que prossegue até ao próximo mês de Agosto e como sabemos ninguém em Portugal tem capacidade para chegar a todas as localidades e a todos os habitantes do país. Mais, nas estações dos Correios existem sacos e embalagens onde basta colocar o bem a doar, fechar com autocolante e entregar no balcão.

Neste combate pela democratização da solidariedade, os Correios não nos levam a mal que plagiemos o seu slogan: os CTT são meio caminho andado para sermos solidários e úteis.

Vá lá. Não faça como a pessoa da primeiro parágrafo: não deite esta ideia para debaixo do tapete da sua vida.

No comments: