Saturday, December 20, 2008

D. Diogo de Sousa: escola da solidariedade



Os alunos do Colégio D. Diogo de Sousa entregaram sexta-feira, durante a festa de Natal um computador e um cabaz de Natal, mais uma quantia em dinheiro a uma jovem de Vieira do Minho.

Esta jovem, Maria Odete Silva, de 18 anos, sofre de uma doença congénita degenerativa e reside na freguesia de Mosteiro.
Alem do computador que tinha pedido aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos, quando estes fizeram uma visita a sua casa, os alunos recolheram donativos suficientes — quase três mil euros — para lhe oferecer um cabaz de natal e setecentos euros para consultas de terapia da fala.

A adesão dos alunos foi, em muitos casos, fantástica, o que permitiu recolher quase três mil euros para realizar o sonho da Odete, ajudar a família comum cabaz de Natal e juntar algumdinheiro para as consultas de terapia da fala.

O dinheiro foi confiado ao pároco da freguesia, Padre Nuno Duarte Campos, revelou o padre Cândido Azevedo Sá, director da escola. A escolha desta jovem ficou a dever-se a uma indicação do Serviço Social do Hospital de S. Marcos a quem os alunos recorreram para encontrar objectivos para a campanha solidária, conforme explicou o director do Colégio D. Diogo de Sousa.



MÃE DE ODETE
SURPREENDIDA

Após a entrega do computador e do cabaz de Natal, num momento de grande emoção e ternura, o padre Nuno Duarte Campos não escondeu a sua alegria pelo gesto dos jovens alunos do Colégio D. Diogo de Sousa.

Por sua vez a mãe da Odete disse que não contava com tanto e que esta dádiva foi uma linda surpresa para ela: “estes jovens são maravilhosos e nunca pensamos em tanto” — afirmou Filomena Silva.

A próxima acção solidária concretiza-se na próxima semana com a ajuda a uma menina que sofre da doença de Creutzfeldt-Jakob, em Famalicão. É uma situação dramática: a mãe teve de deixar o emprego para cuidar dela e o pai sofreu há semanas um acidente de trabalho em Espanha.

PÁROCO TESTEMUNHA ALEGRIA

O pároco do Mosteiro, Padre Nuno Duarte Campos, deu conta à rádio Antena Minho da grande alegria vivida pela Maria Odete Silva “porque este era um dos seus sonhos”.

Os alunos do Colégio D. Diogo de Sousa souberam deste sonho da menina e “em boa hora quiseram torná-lo realidade. Para nós, para a família e para mim, como pároco, foi um gsto que me tocou e tocará a comunidade do Mosteiro. Reflecte um pouco o espírito da quadra que estamos a viver e que este sentimento de solidariedade ainda está vivo nos alunos e creio que é fundamental na sociedade de hoje”.

O Padre Nuno Duarte revelou também que vai continuar a dar apoio à família e espera que a comunidade de cristãos do Mosteiro assuma “este projecto como seu, dando todo o apoio possível e necessário à Odete”.

Há umas consultas que a Odete tem em Braga — mas para vir têm de alugar táxi — o que se torna difícil para a família e “nós vamos procurar ajudar na medida do possível esta família”.

O pároco de Mosteiro e arcipreste de Vieira do Minho sensibilizou já o presidente da Câmara de Vieira do Minho para esta situação de modo a encontrar uma forma de apoio a esta jovem e à sua família.

O presidente do Município, Albino Carneiro, já se mostrou receptivo a encontrar uma forma para poiar esta jovem que s exprime apenas por monossílabos para pode evoluir um pouco mais ao nível da comunicação com os outros com ajuda médica e terapêutica para a qual a mãe não tem meios.

O padre Nuno Duarte Campos foi alertado para esta situação — cuja gravidade desconhecia — quando foi contactado pelos alunos do Colégio Dom Diogo de Sousa.

O caso da Maria Odete Silva foi indicado pelos Serviços Sociais do Hospital de S. Marcos em Braga.

Os alunos visitaram a Odete Silva, em sua casa, em Vieira do Minho, conversaram com ela, recolheram imagens e sons para um pequeno documentário que foi apresentado sexta-feira no auditório do Colégio, antes da entrega do computador, do cabaz de Natal e do dinheiro sobrante para consultas. Foi um momento de rara beleza e emoção que encheu a sala.


SESSENTA ANOS
EM CELEBRAÇÃO

A semana do Colégio Dom Diogo de Sousa foi animada ao longo de todas as tardes com as festas de Natal protagonizadas pelo milhar e meio de alunos, desde o pré-primário até ao décimo segundo ano.
No entanto, a manhã de sexta-feira foi especial, com a entrega de um computador à jovem Odete Silva,18 anos mas com corpo de criança, pelos alunos do 11.º e 12,º anos.

O padre Cândido Azevedo de Sá, director do Colégio, descreveu os passos seguidos até ao momento da entrega do computador e cabaz de Natal à jovem de Vieira do Minho.

O colégio faz todos os anosuma campanha de solidariedade para “educar os nossos alunos para esse valor que é muito importante. Este ano quisemos fazer diferente, para uma causa concreta e pedimos ao Serviço Social do Hospital de S. Marcos que nos indicou esta menina de Vieira do Minho que sofre de distrofia miotónica congénita”.

Depois, prossegue o Director, “pusemos os alunos a trabalhar este caso para realizar o grande sonho da Odete que era ter um computador e tentar fazer com que o Natal da sua família seja melhor”.

A compra destes bens agora oferecidos resulta de uma campanha em que foi “explicado aos alunos o seu objectivo e as turmas do 5.º e 6.º anos e do 10.º ao 12.º anos quotizaram-se para arranjar as verbas para o computador, Além disso, a generosidade dos alunos foi grande, conseguiram dinheiro para consultas da terapia da fala e vamos colaborar com o serviço de Pediatria oferecendo umas cadeiras específicas que o Hospital precisa” — explicou o padre Cândido.

Mas há outras. “Todos os ciclos de ensino têm uma campanha. No caso do pré-escolar estão a fazer a campanha a favor de uma menina de 14 anos, de Famalicão, com a doença de Creutzfeldt-Jakob. É uma família com muitos problemas e muitas dificuldades que vai ser ajudada pelos meninos do pré-escolar” — adianta o nosso interlocutor.

Os alunos do primeiro ciclo e do 7.º a 9.º anos vão ajudar famílias com necessidades na fregusia de Godinhaços, em Vila Verde, além de famílias de Adaúfe, S. Vítor e S. Vicente.

Apesar do colégio estar a lançar as comemorações dos 60 anos da sua fundação, o padre Cândido Azevedo Sá sublinha que “fazemos todos os anos estas campanhas. É uma forma dos alunos consolidarem também esse valor que é essencial na sociedade de hoje: estar atentos às necessidades dos outros”.

Quanto às celebrações, o Director levanta um pouco o véu do programa que uma equipa do Conselho Pedagógico, Professores e Direcção está a preparar.

Vamos ter uma série de exposições sobre a história do Colégio, os vultos , os fundadores e um encontro de antigos alunos que é incontornável. Vamos procurar fazer palestras sobre temas relevantes da pedagogia e pessoas importantes ligadas à vida e história do Colégio, além de outras acções que temos em mente e que oportunamente serão anunciadas” — conclui o Padre Cândido Azevedo Sá.

No comments: