Monday, June 2, 2008

‘A pessoa é sujeito de encontro’ no Colégio Teresiano há 75 anos





Com cerca de 600 alunos – dos três anos de idade ao nono ano de escolaridade – o Colégio Teresiano está a celebrar 75 anos de exercício da prioridade à pessoa no seu processo relacional com os outros, com o mundo e a natureza e com o transcendente (Deus).

O momento singular das celebrações aconteceu a 10 de Maio mas o dia 7 de Junho constitui outro dia ímpar para a comuni-dade de ex-alunos e professores desta Instituição, com a realização de uma tarde de convívio, com Eucaristia e lanche. As bodas de diamante encerram com o Encontro da Família Teresiana em Outubro, culminando um ano longo e lindo de iniciativas.

Dotado de 55 professores e 18 colaboradores não docentes, (apoiados pela dedicação de doze irmãs teresia-nas), o Colégio acolhe 120 crianças do pré-escolar, mais 225 no primeiro ciclo, a que se juntam 106 do segundo e 147 do terceiro ciclo.
Além das actividades lectivas, apoiadas com laboratórios, esta escola privada proporciona o enriquecimento curricular em Ballet, ginástica, hip-pop, karaté, natação, oficinas de teatro, Piano, viola, atelier de bordados de Arraiolos, artes plásticas e informática, bem como educação física que abrange também o pré-escolar. Acrescem ainda os clubes da Solidariedade, da Matemática e as Oficinas de Línguas.

O projecto educativo – explica a Irmã Isabel Roque, Directora Pedagógica — “dá prioridade à pessoa no seu processo relacional com os outros, com o mundo/natureza e o transcendente (Deus)” — sem parêntesis.
“Para nós, teresianas, a Pessoa Humana é sujeito de um encontro transformador da sociedade” e, sendo assim, “damos prioridade à pessoa para que aprenda, cresça, se transforme e possa transformar a realidade” – acrescenta.

A missão desta escola consiste em “formar cidadãos responsáveis, activos e participativos em sociedades mais solidárias, inter-culturais, inclusivas e democráticas” porque a “sociedade exige elevado perfil intelectual, mas desejamos que as pessoas cresçam em autonomia, cooperação e saibam situar-se no mundo, contribuam para uma convivência pacífica”.

ALARGA(D)A MENTE

O caminho percorre-se com “projectos inter-disciplinares e transversais que envolvem as famílias, os alunos e a comunida-de” e este ano percorre-se “alarga(d)a men-te”. No plano cognitivo acicata-se a curiosidade, a descoberta, a cultura ou não vivêssemos o Ano do Diálogo inter-cultural e inter-religioso, o que permite abrir horizontes, respeitar as diferenças, de modo a que “os nossos alunos saibam colher o melhor das diferentes religiões e façam a síntese que os ajuda a crescer e a poder intervir responsavelmente”.



Através de uma parceria com a Universidade do Minho, o Colégio Teresiano desenvolve os sentidos da ciência com momentos mais visíveis em cada período a que se deu o nome de Noite Scienciacional, dominada pela microbiologia, sabores (chocolate) e as plantas (em Junho).
Estas actividades “Scienciacionais” envolvem todos os alunos e famílias (“que aderem em massa”), para além de não passarem em claro datas históricas, dias especiais e celebrações da cidade de Braga, a que se associam sempre, como o Ballet na Se-mana Santa, a Braga Romana (esta semana), o Festival de Mimos, etc.
Atento à inovação, o Colégio situa-se no patamar elevado das novas tecnologias, com sala de informática, rede Wireless de Internet e plataforma Twining (associação com escolas de outros países na área das TIC), o que permite aos alu-nos trabalhar e apresentar produções multimédia.

Consolidar a qualidade
sem perder a identidade

“Consolidar a qualidade, sem perder a identidade” constitui a prioridade da dupla de directoras do Colégio (Isabel Roque e Lurdes Oliveira, a primeira na pedagogia e a segunda na Direcção geral) que não escondem o grande anseio de pais e alunos: “acolher os alunos dos três anos ao décimo segundo ano”.

A consolidação da qualidade faz-se com metodologias activas que conduzam à construção do pensamento através da dina-mização de projectos com apoios das novas tecnologias, transversais, inter-disciplinares, com os alunos”.

A identidade cons-trói-se através de um “espírito de família nesta escola, reforçando os laços entre alunos, entre docentes e entre as famílias” de modo a que “todos nos conheçamos, como conhecemos, pelo rosto, pelas histórias partilhadas, através do acompanhamento personalizado”.

Outra face da identidade consiste na “e-du-cação para a interioridade – a grande mes- tria de Santa Teresa de Jesus – através do quarto de hora de ora-ção ou reflexão, ao início do dia, estimulando uma viagem ao Interior que nos faça descobrir que nos sentimos habitados por Algo que nos transcende”.
A esta identidade singular aderem os pais, através do grupo de professores e pais com a concretização diária do Projecto SA (Solidariedade e Apoio) aos sem-abrigo e a famílias carenciadas que a Junta de S. Vítor re-ferencia. É um projecto que se desenvolve à noite, a “contagiar a abundância do cora-ção”, e se prolonga em campanhas de Natal e do Banco alimentar, por exemplo.



Uma referência para a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Colégio Teresiano (A-PECOTE) que prota-goniza uma excelente parceria com a Direcção da escola.

O Colégio Teresiano começou na Rua do Raio, em Outubro de 1932, transferindo-se para a Rua do Taxa, em 1970. O reconhecimento como Estabelecimento de Ensino deu-se em 1950, através do alvará n.º 1081. Inicialmente como colégio feminino, estende-se a autorização a todos os ciclos, em 1987. O Pa-ralelismo Pedagógico, concedido em 1976, agora, por tempo indeterminado, deu lugar à autonomia pedagógica, concedida em 2001 por tempo indeterminado.

O MTA (Movimento Teresiano de Apostolado) é mais uma proposta de crescimento espiritual individual e em grupo e tem três ramos: Amigos de Jesus, os mais pequenos, MTAJ, de jovens e MTA Comunidades, de adultos. Os alunos gostam de pertencer-lhe, pela dinâmica de crescimento humano e espiritual que oferece, e pela oportunidade de actividades como os campos de férias, etc.

2 comments:

mariana :) said...

Eu ando no Colégio Teresiano!!!

mariana :) said...

eu ando no colegio teresiano!!!