Wednesday, June 25, 2008

D. Diogo de Sousa: miúdos descobrem infância dos pais



Terminou a semana cultural do pré-escolar no Colégio D. Diogo de Sousa, com uma tarde que leva os pais numa viagem ao seu tempo de miúdos. Esta semana dá uma imagem daquilo que vão ser as comemorações dos 60 anos desta escola que o director promete ser “todo o ano em festa”.

É o culminar de uma semana da educação pré-escolar naquela escola cujo momento mais expressivo aconteceu na segunda-feira com a construção de um mosaico humano em que participaram os 1640 alunos da instituição, enquadrados com professores e auxiliares educativos, num belíssimo espectáculo de cores e juventude. Este ‘escudo humano’ abriu, a dado momento, para a entrada dos mais novinhos e culminou com uma largada de balões, ao meio-dia. A tarde incluiu jogos tradicionais

No sábado passado, as Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC’) mostraram os talentos no ballet, na expressão musical, no inglês, na informática, na esgrima e hip-hop, sem esquecer os campeões da natação e das escolas de futebol.
A comunidade pré-escolar do Colégio D. Diogo de Sousa está a mostrar aos pais e à comunidade os trabalhos dos efectuados no âmbito do projecto educativo “brincar a aprender” – explicou a coordenadora de uma comunidade distribuída por nove salas e que constitui a prioridade máxima da Direcção do Colégio.

A semana incluiu visitas ao Teatro Circo, ao Museu Nogueira da Silva, ateliers com o ilustrador Pedro Pires, autor das imagens do livro “A canção de Bianca”, em articulação com o primeiro ciclo. O pré-escolar desenvolveu a componente de imagens e o primeiro ciclo assumiu os textos - explica a coordenadora Lídia Dias.

No último dia, o programa incluiu a apresentação aos pais de pequenas representações, danças com músicas dos desenhos animados o tempo dos pais.

Ir ao tempo dos pais, através dos brinquedos, das histórias e dos desenhos animados é o convite que as crianças e educadoras fizeram aos pais.

Entretanto, a semana de festa teve três exposições. Uma resulta de uma parceria intensa entre crianças e pais no processo do desenvolvimento da linguagem uma vez que o Colégio aderiu ao Plano Nacional e Leitura. A outra entronca nesta e desenvolve o programa “Leitura vai e vem” com grande aceitação dos pais, no sentido de aproximar os miúdos da leitura e do livro.
Na escola, a equipa de educadoras incrementou um programa de histórias, contadas a grupos difer

entes e com meios diversos, como fantoches, multimédia e artefactos menos usuais, por exemplo, casinhas e castelos.
Assim se motivaram as crianças e a ler de modo a criar “dois pontos de leitura”, as bases da futura oficina da leitura e da escrita.



APOSTA NA MATEMÁTICA
COM LÍNGUAPORTUGUESA

Depois da grande aposta em instalações e materiais didácticos, o Colégio Dom Diogo de Sousa desenvolve um “trabalho mais rigoroso em competências como a Matemática e a Língua Portuguesa, de modo a preparar os meninos com a exigida competência que facilita todo o desenvolvimento escolar”.

Lídia Dias dá-se bem com “uma pressão positiva de maior responsabilidade para com os nossos alunos” e entende que “devemos fazer este trabalho junto dos pais e das crianças, cientes de que todos os dias são importantes”.

Desde o cumprimento dos horários, de modo a "criar rotinas, à pertença de um grupo, queremos adolescentes e jovens competentes e cidadãos válidos, a partir de pequenas coisas, como saber estar e saber ser”.

Esta “é a marca distintiva das nossas crianças que exige um trabalho contínuo, diário de todos, de pais, dos alunos, dos professores e dos auxiliares”, conclui o director da escola, padre Cândido Sá.

1 comment:

Cidália Gonçalves said...

Boa tarde.
Numa pesquisa pla internet vim parar ao seu blog,plo que vi e li acho q tem um optimo blog, mto bem organizado c fotos q ilustram bem a nossa cidade.
Parabéns!