Friday, April 18, 2008

Braga: a encruzilhada dos novos centros comerciais



Só o mercado vai dizer se Braga tem ou não capacidade para suportar novos investimentos na área de centros comerciais — assegura António Afonso — director geral do Braga Parque.

Em entrevista à Rádio de Braga Antena Minho, no programa “Empresa e empresário”, o director geral do Braga Parque acrescenta, no entanto, que, “para todos os projectos que estão licenciados, acho que não”.

Explicando-se melhor, António Afonso recorda: “estamos a falar de um centro comercial com cerca de 70 mil quadrados de área para alugar e de outro com cerca de 40 mil metros quadrados. Para as pessoas terem uma ideia, o Braga Parque tinha uma área de doze mil e agora tem 19 mil metros quadrados. Estamos a falar de dois centros comerciais com uma área muito superior à do Braga Parque”.

Mas existem outros receitas, porque, adianta o responsável pela gestão da unidade bracarense, “gosto de olhar para outras realidades que já existem, há comportamentos de consumo que são parecidos.

A sensação com que fico é que o aparecimento de dois novos centros comerciais acabará por ser prejudicial para todos e o mercado será curto para toda essa oferta de espaços. Não podemos olhar para Braga só, mas para a sua envolvente. Há outros centros comerciais do Porto acabam por ter influência em todo o Minho e no Alto Minho, quando vamos ter mais um grande centro Comercial no porto e outro em Guimarães. Tudo isso se relaciona, o que agrava ainda mais a situação.”

NOVA CONCEPÇÃO

O Braga Parque estreou em Braga uma nova concepção de Centro Comercial porque, diz António Afonso, “hoje, ir a um centro comercial não tem que ser visto de forma negativa, numa perspectiva só comercial, porque os centros comerciais são locais de socialização onde as pessoas se encontram umas com as outras, onde vão por motivos de lazer e de cultura”.


Sob administração de António Afonso, inserido num mundo mais vasto que é a Mundicenter, o Braga Parque, pertence a uma das primeiras empresas a construir centros comerciais em Portugal, começando com as Amoreiras que há 20 anos foi um marco arquitectónico e comercial de Lisboa.

Aliás, isso mesmo acontece em Braga. Sempre que possível tenta-se que em termos arquitectónicos seja um edifício que possa marcar positivamente, agradável a quem circula na cidade”, para que depois seja um complexo comercial e instrumento de promoção da cultura e das iniciativas bracarenses.

Para António Afonso, ver o Braga Parque como parceiro da Semana Santa de Braga, concretiza uma das suas marcas, a sua estreita ligação com a cidade.

Não é só publicidade porque pensamos que um centro Comercial pode e deve fazer parte da cidade. Na base está o objectivo de fidelizar clientes e nada melhor que as pessoas sentirem que nós nos preocupamos com a cidade. As pessoas sentem o centro comercial como deles e a melhor forma de o fazer é através da vertente cultural. As pessoas já se habituaram a ver exposições de arte sacra na Semana Santa, para além de acções pontuais, como a sua divulgação da em vários locais como forma de chamar turistas a Braga.

Há sempre formas de apoiar e não apenas de patrocínios, em dinheiro, mas com outras acções de divulgação das actividades e animação no centro comercial.

Consolidar e preparar o futuro

Face aos projectos que se adivinham para Braga, a administração da Mundicenter está numa fase de estudo dos números e a ver como se tudo se ajusta. “Os números deixam-nos satisfeitos mas dão-nos poucos indicadores ainda e precisamos de tempo. Estamos sempre a pensar em como fazer melhor e o Braga Parque já mostrou nestes nove anos que estamos atentos e preocupados em fazer melhor. Estamos atentos às possibilidades de melhorar este centro comercial”.

Inaugurado em 13 de Maio de 1999, o Braga Parque constitui um exemplo paradigmático de sucesso empresarial, em número de consumidores e sobretudo em volume de vendas, o que não o impede de ser um dos maiores parceiros da Semana Santa de Braga, entre outras iniciativas que envolvem a cidade.

Depois foi inaugurada em Novembro passado uma nova fase que permitiu abrir uma loja que é muito significativa e de outras lojas na área do vestuário que melhoraram a nossa oferta, para além de aumentarmos os cinemas e uma loja que há muito tempo era esperada em Braga, a FNAC.

“A vida passa por aqui” porque “nós tentamos que seja mais que um conjunto de lojas mas funcione como ponto de encontro, ponto de cultura e ser um ponto de referência da vida da cidade”.

Para além das propostas culturais, algumas delas inspiradas na cidade e outras que inspiram Braga, a estratégia do Braga Parque “tenta assim a fidelização de clientes porque a inovação tenm de ser feita pelas lojas e na zona nova com 15 lojas”.

O nosso objectivo — prossegue o nosso interlocutor — é ir dando atractivos e motivos às pessoas para que se sintam bem e não estejam sempre a vera s mesmas coisas. Umas acções tem carácter comercial e outras não. Todas as pessoas sempre que vão ao centro comercial devem ter coisas novas que possam ver, mesmo que vão todas as semanas ao Braga Parque”.

Com o aumento, nos últimos anos, das respostas que mais damos a lojistas é não. Tinha 90 lojas, “fomos afinando a qualidade e cada vez mais tinhamos poucoas lojas para oferecer a novas marcas que apareciam. Braga é a provavelmente a cidade mais interessante para as novas marcas, a seguir a Lisboa e Porto. Muitas marcas quando escolhem Braga pensam no Braga parque e tinhamos problemas em dar resposta”.

O tráfego de pessoas tem aumentado todos os anos, mas a subida tem sido mais forte em termos de facturação, apesar ads obras realizadas no ano passado, com a menor oferta de lojas e de cinema (a partir de Maio até Novembro).
Como se explicam estes números de vendas (24,7 milhões de euros em 2000 e em 2006, as vendas totalizaram 52 milhões de euros)?

Em nove anos, do conjunto de lojas que abriram inicialmente, quase metade continuam mas as outras foram susbtituídas e os números mostram que a substituição resultou em aumento de vendas.

É muito mais difícil acertar logo em todas, no começo, mas “foi-se acertando” de acordo com os gostos do público para dar sucesso às quase 110 lojas.

As obras abalaram o tráfego de pessoas que foi recuperado no final do ano, mas em etrmos de vendas as obras não penalizaram os lojistas, uma vez que o Natal e as novas lojas permitiram recuperar os valores de vendas.
Os dados de 2008, dos primeiros meses confirmam esse crescimento.



Por anúncio do jornal

António Afonso nasceu no Porto mas conhece a cidade de Braga há muitos anos porque tem uma parte muito minhota uma vez que tem família em Guimarães.

Não foi preocupante vir trabalhar para Braga, depois de fazer os estudos de economia na faculdade de Economia do Porto.
Foi recrutado pela Mundicenter em 1999, em Junho, e começou a exercer funções no Braga Parque, de director geral, desde Novembro. Até então foi director comercial.

No dia a dia, o mais difícil para António Afonso, é gerir relacionamentos de pessoas porque estes têm de ser obrigatoriamente a base da gestão. As decisões de carácter operacional, “depois de serem todos ouvidos, são da nossa responsabilidade, tendo em consideração o que é melhor para o centro deve ser o melhor para cada um dos lojistas.

Se há coisa que prezamos é ter um relacionamento próximo com todos os lojistas. Quanto à área comercial — está na moda — as relações de venda não devem ficar aí mas ser relações de parceria, dentro de um centro comercial. O centro só está bem quando as suas lojas funcionam bem.

Essa noção de parcerias existe e é mesmo assim que o Braga Parque tem de funcionar”.
O décimo aniversário “vai ser celebrado com qualquer coisa em grande”. No fim deste mês há o desfile de moda, com muitas caras conhecidas, “é para nós um grande evento e estamos concentrados nesse evento. Não vamos esquecer o concurso de bandas de música jovem” — conclui António Afonso.

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