Saturday, April 12, 2008

Adaúfe: Operária ensaia coros de Bom Sucesso e Santa Maria



A Capela da Senhora do Bom Sucesso mantém todo o esplendor davido ao carinho que os seus devotos lhe dedicam desde meados do século XVIII. Trata-se de um lugar muito conhecido pela festa em honra de Nossa Senhora do Bom Sucesso, que se venera numa capelinha construída em meados do século XVIII (1752), no primeiro Domingo de Setembro e pelas célebres papas de sarrabulho. É o coração de uma das freguesias antigas que, mais tarde, foi anexada pela grande Matriz de Adaúfe.
Todos os Domingos, às 9 horas, é celebrada a Eucaristia sempre solenizada pelo grupo coral que é constituído por dez vozes, duas delas masculinas.

Rosa Maria Carvalho é a coordenadora e ensaiadora desta força juvenil que já teve mais elementos mas que resiste a ensaiar todos os sábados à noite. Quem quiser cantar já sabe que pode aparecer às 21,30 horas.

A coordenadora está satisfeita porque “tem havido grande assiduidade ultimamente”.
Esta operária aprendeu a tocar piano na Escola EB 2/3 de Palmeira e gosta tanto de música que já esteve a coordenar também o coral da Capela de Santa Marinha, ao longo de duas décadas.

Com um repertório consttiuído por muitas dezenas de cânticos de música sacra, o coro é constituído por jovens estudantes e trabalhadores que funcionam como uma rede de amizade que se mantém há uns vinte anos.
A Rosa Maria é operária têxtil e continua apostada no recrutamento de novos elementos porque “faltam vozes masculinas. Só temos duas”.

A coordenadora começou a cantar e a tocar nas celebrações dominicais aos onze anos e nunca mais abandonou estas tarefas que lhe absorvem tempo porque “gosto muito de música”.

Al´m do envolvimento nas festas do segundo fim-de-semanna de Setembro, o grupo coral da capela do Bom Sucesso realiza quase sempre um jantar de Natal como forma de cimentar a união entre todos os elementos.

De resto, a dedicação de Rosa Maria acaba por contagiar outros elementos da paróquia, como foi o caso da Susana Raquel que se viu estimulada a aprender a tocar e a seguir uma formação na área do ensino da música.
Hoje é a coordenadora do grupo coral de Santa Marinha.



HÁ VINTE ANOS A CANTAR

Sabe-se que há vinte anos, pelo menos, um pequeno grupo de pessoas se reúne todas as semanas para ensaiar os cânticos e animar a Eucaristia dominical na Capela de Santa Marinha, agora bem alindada com um arranjo exterior que a enriqueceu.
A Capela surge aos olhos do visitante como um belo miradouro sobre o vale do rio Cávado e ostenta sobre a porta principal a data da sua construção.

Este pequeno templo acolheu até há dois anos uma festa em honra da padroeira mas não tem havido gente suficiente para retomar a celebração.
No entanto, um grupo de cinco jovens continua a manter o brilho necessário à Missa vespertina, sob coordenação da Susana Raquel Dias, finalista de Educação Musical na ESE de Viana do Castelo, desde Janeiro deste ano, em substituição da Rosa Maria (Bom Sucesso).

Aliás, foi a ver a Rosa a tocar que nasceu em Susana o gosto pela música na Escola EB 2/3 de Palmeira. Depois frequentou a Escola de Música Sacra.

Já fomos 26 elementos” — recorda Susana Dias que acompanha os restantes elementos à viola, entoando cãnticos mais jovens.
De vez em quando, tentamos angariar novos elementos mas as pesoas não estão para se prender a horas marcadas “ — lamenta a coorenadora deste grupo que ensaia às sextas-feiras, pelas 21 horas.

A Missa celebra-se aos sábados, às 18,30 horas, onde estes cinco canores mostram os que valem com um “vasto repertório”
Com alargamento e pavimentação recentes do caminho entre Ferreiros e Penela, foi facilitado o acesos condigno a outra capela antiquíssima: trata-se de um pequeno templo construído em 1760 que tem como patrona Santa Marinha, outra das antigas freguesias que foi anexada pela de Adaúfe.

Apreciada como deve ser a capela de Santa Marinha, podemos fazer inversão de marcha, enquanto apreciamos algumas proprie-dades agrícolas como bonitos exemplares da arqui- tectura rural minhota, em direcção ao centro da freguesia, onde, à face da estrada nacional, podemos apreciar outra capela bonita, a de S. João, onde também existe um pequeno grupo coral que é coordenado pelo ensaiador do grupo da Missa das 11 horas na Igreja Paroquial.

No comments: