Saturday, April 12, 2008

Adaúfe: a engenheira solidária dos sons e catequese



Com dezena e meia de elementos e com ensaios quinzenais, o Grupo Coral de Adolescentes é um dos sete existentes na paróquia de Adaúfe. Afirmou-se há 14 anos a esta parte, quando Ana Paula Teixeira Antunes lançou um desafio aos seus adolescentes da catequese do sétimo ano para animarem a Eucaristia que nesse tempo se celebrava aos Domingos à tarde.

Era uma Eucaristia participada por muita gente mas sem cânticos e eu notei que tinha um grupinho de rapazes e raparigas com boas vozes e desafiei-os a animar a Celebração. Eles aceitaram e ainda existem dois elementos desse tempo inicial” – recorda Ana Paula Antunes.

Mais tarde, a Missa foi transferida para os sábados e agora a animação musical é repartida também pelo grupo coral de Jovens.
Os ensaios realizam-se nas sextas-feiras à noite: “é o único dia que há disponível porque a maioria dos elementos estuda”.
Ana Paula Antunes é a ensaiadora de cânticos mais ritmados adequados à idade dos membros do coro, acompanhando-os à viola enquanto alguns elementos tocam outros instrumentos de percussão. O grupo também era acompanhada por um organista mas “essa pessoa agora trabalha e não tem disponibilidade para o fazer”.

Depois de ter aprendido a tocar viola na Casa de Cultura, Ana Paula Antunes já enriqueceu o grupo coral com mais de cem cânticos que são também entoados em casamentos, baptizados, para além da festa do Dia da Mãe e dos Reis em Montariol.
A coordenadora e ensaiadora procura entre os compositores a maioria das músicas que ensaia mas busca também algumas de Espanha que traduz para a nossa língua porque “os espanhóis tem músicas muito lindas e que agradam aos adolescentes”.

O grupo coral dos adolescentes realiza também um passeio anual ao centro do país, a Torres Vedras e durante esses dias anima a Eucaristia naquela cidade. O passeio deste ano está marcado para o último fim-de-semana de Julho.

Quanto a reuniões de convívio, tornam-se mais raros por causa da dificuldade em reunir todas as pessoas, dado que a maioria são estudantes que “são bastante assíduos aos ensaios e nas celebrações”.



A ENGENHEIRA
DA MÚSICA
E DA SOLIDARIEDADE

Sem desprimor para outras pessoas muito sublimes que encontramos ao longo desta semana vivida em Adaúfe, Ana Paula Antunes é uma mulher fascinante quando se fala de doação de si e das suas capacidades em favor da comunidade em que vive.

Sem usar mais adjectivos, porque as suas acções falam melhor, Ana Paula Antunes é licenciada em Engenharia Agro-Pecuária pela Universidade de Coimbra.

Sempre gostei de cantar – remata, ao explicar-nos este gosto especial pela arte dos sons que nasceu na infância, quando duas tias que fizeram o Curso de Cristandade cantarolavam umas melodias que ela aprendeu “com facilidade”.
Já de pequenina cantava e o Padre Correia incentivou-me a tocar viola, no tempo da escola primária, quando já cantava nas festas da escola, como no Natal, etc.” – lembra a nossa interlocutora.

Este gosto pela música acompanhou-a ao longo da vida até se licenciar em Coimbra e uma primeira experiência profissional numa exploração em Vieira do Minho.

Desempregada, depois surgiu a oportunidade de vir trabalhar no Centro Social de Adaúfe, como acontece actualmente sem esquecer o “sonho de fazer aquilo que gosto e para o qual estudei. Tenho as minhas hortas em casa e continuo a praticar” – acrescenta, entre sorrisos.

Quanto ao seu trabalho actual, Ana Paula não esconde que gosta “do que faço aqui e continuo a estar a par daquilo que estudei”.

Esta engenheira da agro-pecuária dá explicações depois do trabalho nas disciplinas de matemática, ciências e físico-químicas e ainda descobre tempo para animar a Eucaristia em Montariol e fazer visitas à Cadeia de Braga, aos sábados à tarde, onde anima a Eucaristia com os acordes da sua viola e os sons da sua voz.

Além de coordenar o Grupo Coral dos Adolescentes faz catequese com o sétimo ano, em Adaúfe, e representa o Concelho de Braga no Conselho Pastoral Diocesano.

Com uma agenda “onde tenho tudo apontado”, Ana Paula encontra ainda um espaço para dar aulas de Viola em Celeirós, numa comunidade terapêutica.

No comments: