Friday, March 7, 2008

Mulher dez! O que é isso?



Sabes coser a bainha de umas calças, ou fazer uma paelha de marisco e comprar o produto que te pode fazer esbelta? É a pergunta que é feita por uma organização espanhola. Da resposta sim parece depender a classificação de mulher perfeita.

Da resposta não, surge um convite a aprender estes ensinamentos através de um curso destinado às moças universitárias que queiram ser mulheres dez amanhã.

O curso em cinco sessões teóricas e praticas ensina técnicas culinárias, cuidados a ter com a roupa desde o lavar ao passar a ferro, truques de costura e limpeza de casa.

O facto deste curso ser ministrado por uma organização católica e ser apoiado pelo PP está a gerar alguma controvérsia no antigo reino de Granada, devido ao ser carácter sexista ou machista.

O curso foi o detonador de severas críticas político-partidárias — em plena campanha eleitoral para as eleições de Domingo — e de verrinosas criticas à Opus Dei, algumas delas intranscritíveis

Os mais serenos defendem a necessidade destas acções de formação para as jovens universitárias, mas sugerem que sejam abertas aos jovens rapazes universitários.

Outras mulheres lamentam que para ser a mulher tipo dez, ela tenha obrigatoriamente de saber cozinhar, passar a roupa ou pregar os botões, classificando este curso como um regresso aos anos 50 do século passado.

O curso seria elogiado se lhe retirassem algumas classificações e em vez de pretender formar a Mulher dez, fosse um curso para ajudar a formar pessoa dez – rapaz ou rapariga. É assim que manda a Igualdade que custou a vida a muitas mulheres e homens.

Nessa perspectiva, muitas mulheres recusam querer ser uma mulher dez, mas querem ser uma pessoa dez — numa escala de zero a dez — até porque ensinar a cozinhar ou a pregar um botão não significa promover o desenvolvimento humano.

O que está em causa é uma mensagem subliminar que devemos recusar no século XXI, na véspera do Dia Internacional, que remete a mulher para a cozinha e faz disso o tipo da mulher perfeita.

1 comment:

Sérgio Gonçalves said...

Olá muito boa tarde, desde já os meus parabéns, pelo blogue, e que continuem com este trabalho, estou escrever porque gostava de fazer uma alusão ao Braga-Agora no meu blogue, mas gostava de saber quais os objectivos do Braga-Agora.

Espero pela vossa resposta em bragablog@gmail.com, e já agora visitem o meu blogue.

Atenciosamente Sérgio Gonçalves.

http://wwwbragablog.blogspot.com