Thursday, June 28, 2007

Braga: boas praticas de cidadania

Os bons exemplos devem ser imitados e a Câmara Municipal de Braga bem podia copiar campanha de apelo ao civismo dos cidadãos que está em curso em Leiria.

Aquele município responde assim às ondas de vandaliismo que, de vez em quando, varrem as ruas da cidade.

Conservar e proteger os equipamentos públicos municipais, nomeadamente alguns construídos no âmbito do Programa de modernização do comérico pode ser um objectivo a atingir.

Face à situação a que chegamos, de total desrespeito por aquilo que foi construído e é de todos, o primeiro caminho passa por promover uma cultura cívica mais apurada, desafiando os cidadãos a adoptar comportamentos mais correctos.

Tal como outras cidades, também Braga possui uma parte substancial que foi requalificada, permitindo "novos espaços de fruição" que agora devem ser preservados e mantidos pelos bracarenses.

Além de painéis alusivos ao tema "Leiria é a minha casa" em toda a cidade, cerca de 80 associações e instituições do concelho foram convidadas a subscrever um pacto cívico.

Também em Braga se devia desenvolver uma campanha semelhante.
Pedir aos munícipes para não sujarem as ruas e as paredes, estacionarem correctamente aos automóveis, respeitarem o mobiliário urbano, o descanso nocturno e protegerem os espaços verdes, é pedir-lhes algo de extraordinário?

Não é, mas parece, se olharmos para o que acontece nas nossas ruas com papeleiras e ecopontos danificados.

Não é, mas parece, se olharmos para o roubo e derrube de placas de informação, sinais de trânsito e furto de reflectores na ciclovia do vale de Lamaçães, Braga bem necessita de uma campanha de boa educação.

Infelizmente, há muitos cidadãos que não sabem ocupar o seu lugar e não respeitam nada nem ninguém. Como não lhes ensinaram estas coisas em pequeninos, têm de aprender agora.

No comments: